PEDAGOGIA
Novembro de 2010
Temas transversais
1-
O aluno conteudista não sabe aplicar à vida real
o conhecimento que possui. O aluno não é depósito de conhecimento, ele é também
valores, emoção, ética e o que mais diz respeito a um cidadão integral. O
cidadão crítico não é passivo, ele é capaz de reflexões e participa como agente
transformador.
2-
As preocupações são em virtude de não criarem
novas disciplinas para se tratar dos temas transversais, porque eles são
justamente o conteúdo contextualizado, trazendo reflexões de mundo através da
própria disciplina. Outra preocupação é a de não disciplinas não recaiam sobre
outros pela afinidade que têm.
3-
Os temas transversais tratam de
problemas urgentes em que o cidadão transformador e ativo tem que estar sempre
em reflexão. Não são suficientes algumas aulas, temas ou projetos para formar o
cidadão crítico, é necessário estar em contínua reflexão e discussão sobre os
assuntos do nosso convívio social.
4-
Por ser tão importante formar o cidadão
transformador, crítico, reflexivo, é que não podemos deixar os assuntos sociais
somente como conceitos, conceitos são
decorados ou aprendidos, mas neste caso, os valores precisam ser apreendidos.
Precisam estar incorporados no ser, para isso o professor precisa oportunizar
tais vivencias.
6-
Equívocos em interdisciplinaridade ocorrem
muitas vezes na tentativa de relacionar o conteúdo com o tema, esquecendo-se da
criticidade da reflexão e das transformações a serem provocadas nos alunos, a
apreensão dos valores e da ética. Outro equívoco é quando uma disciplina acaba
puxando pra si o tema e relacionando mais com estes saberes do que com outras.
7-
A importância do planejamento do trabalho com os
temas se dá no fato de eles não serem parte integrante do conteúdo disciplinar,
desta forma de não for planejado pode acabar ficando em evidencia o conteúdo e
esquecido o tema proposto. Temos sempre que por em foco a importância das
transformações nas ações dos alunos, para tal é necessário que os temas
transversais não fiquem em segundo plano. A hora certa para este planejamento é
quando se esta elaborando o projeto pedagógico e definições de objetivos para o
ano letivo. Pois é neste momento que estão reunidos os professores.