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sábado, 8 de junho de 2013

Site gratuito localiza pontos de alagamento em SP e sugere rotas alternativas

Mapeamento é feito com base nas informações oficiais geradas pela CGE.

Getty Images
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Alagamentos têm sido comuns em São Paulo
Para tentar amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas que têm castigado a capital paulista, a Maplink está mapeando os pontos de alagamento na cidade. Com sistema de mapa em tempo real, o site sugere ainda rotas alternativas para os usuários. O serviço é gratuito.
O mapeamento é feito com base nas informações oficiais geradas pela CGE (Central de Gerenciamento de Emergências), e a MapLink usa sua tecnologia em geolocalização e trânsito para desenvolver os roteiros alternativos.
Confira o serviço no site da Maplink.

http://catracalivre.com.br/sp/dica-digital/indicacao/site-gratuito-localiza-pontos-de-alagamento-em-sp-e-sugere-rotas-alternativas/

terça-feira, 4 de junho de 2013

Reflexões e prática rumo a uma nova educação.

                                                                    
PEDAGOGIA                                                                                                    
Novembro de 2010

Temas transversais

1-      O aluno conteudista não sabe aplicar à vida real o conhecimento que possui. O aluno não é depósito de conhecimento, ele é também valores, emoção, ética e o que mais diz respeito a um cidadão integral. O cidadão crítico não é passivo, ele é capaz de reflexões e participa como agente transformador.

2-      As preocupações são em virtude de não criarem novas disciplinas para se tratar dos temas transversais, porque eles são justamente o conteúdo contextualizado, trazendo reflexões de mundo através da própria disciplina. Outra preocupação é a de não disciplinas não recaiam sobre outros pela afinidade que têm.

3-      Os temas transversais tratam de problemas urgentes em que o cidadão transformador e ativo tem que estar sempre em reflexão. Não são suficientes algumas aulas, temas ou projetos para formar o cidadão crítico, é necessário estar em contínua reflexão e discussão sobre os assuntos do nosso convívio social.

4-      Por ser tão importante formar o cidadão transformador, crítico, reflexivo, é que não podemos deixar os assuntos sociais somente como conceitos,  conceitos são decorados ou aprendidos, mas neste caso, os valores precisam ser apreendidos. Precisam estar incorporados no ser, para isso o professor precisa oportunizar tais vivencias.

6-      Equívocos em interdisciplinaridade ocorrem muitas vezes na tentativa de relacionar o conteúdo com o tema, esquecendo-se da criticidade da reflexão e das transformações a serem provocadas nos alunos, a apreensão dos valores e da ética. Outro equívoco é quando uma disciplina acaba puxando pra si o tema e relacionando mais com estes saberes do que com outras.

7-      A importância do planejamento do trabalho com os temas se dá no fato de eles não serem parte integrante do conteúdo disciplinar, desta forma de não for planejado pode acabar ficando em evidencia o conteúdo e esquecido o tema proposto. Temos sempre que por em foco a importância das transformações nas ações dos alunos, para tal é necessário que os temas transversais não fiquem em segundo plano. A hora certa para este planejamento é quando se esta elaborando o projeto pedagógico e definições de objetivos para o ano letivo. Pois é neste momento que estão reunidos os professores.