Pages

Subscribe:

sábado, 8 de junho de 2013

Site gratuito localiza pontos de alagamento em SP e sugere rotas alternativas

Mapeamento é feito com base nas informações oficiais geradas pela CGE.

Getty Images
Getty Images
Alagamentos têm sido comuns em São Paulo
Para tentar amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas que têm castigado a capital paulista, a Maplink está mapeando os pontos de alagamento na cidade. Com sistema de mapa em tempo real, o site sugere ainda rotas alternativas para os usuários. O serviço é gratuito.
O mapeamento é feito com base nas informações oficiais geradas pela CGE (Central de Gerenciamento de Emergências), e a MapLink usa sua tecnologia em geolocalização e trânsito para desenvolver os roteiros alternativos.
Confira o serviço no site da Maplink.

http://catracalivre.com.br/sp/dica-digital/indicacao/site-gratuito-localiza-pontos-de-alagamento-em-sp-e-sugere-rotas-alternativas/

terça-feira, 4 de junho de 2013

Reflexões e prática rumo a uma nova educação.

                                                                    
PEDAGOGIA                                                                                                    
Novembro de 2010

Temas transversais

1-      O aluno conteudista não sabe aplicar à vida real o conhecimento que possui. O aluno não é depósito de conhecimento, ele é também valores, emoção, ética e o que mais diz respeito a um cidadão integral. O cidadão crítico não é passivo, ele é capaz de reflexões e participa como agente transformador.

2-      As preocupações são em virtude de não criarem novas disciplinas para se tratar dos temas transversais, porque eles são justamente o conteúdo contextualizado, trazendo reflexões de mundo através da própria disciplina. Outra preocupação é a de não disciplinas não recaiam sobre outros pela afinidade que têm.

3-      Os temas transversais tratam de problemas urgentes em que o cidadão transformador e ativo tem que estar sempre em reflexão. Não são suficientes algumas aulas, temas ou projetos para formar o cidadão crítico, é necessário estar em contínua reflexão e discussão sobre os assuntos do nosso convívio social.

4-      Por ser tão importante formar o cidadão transformador, crítico, reflexivo, é que não podemos deixar os assuntos sociais somente como conceitos,  conceitos são decorados ou aprendidos, mas neste caso, os valores precisam ser apreendidos. Precisam estar incorporados no ser, para isso o professor precisa oportunizar tais vivencias.

6-      Equívocos em interdisciplinaridade ocorrem muitas vezes na tentativa de relacionar o conteúdo com o tema, esquecendo-se da criticidade da reflexão e das transformações a serem provocadas nos alunos, a apreensão dos valores e da ética. Outro equívoco é quando uma disciplina acaba puxando pra si o tema e relacionando mais com estes saberes do que com outras.

7-      A importância do planejamento do trabalho com os temas se dá no fato de eles não serem parte integrante do conteúdo disciplinar, desta forma de não for planejado pode acabar ficando em evidencia o conteúdo e esquecido o tema proposto. Temos sempre que por em foco a importância das transformações nas ações dos alunos, para tal é necessário que os temas transversais não fiquem em segundo plano. A hora certa para este planejamento é quando se esta elaborando o projeto pedagógico e definições de objetivos para o ano letivo. Pois é neste momento que estão reunidos os professores.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

10 ancestrais essenciais da evolução humana

Milhões de anos e incontáveis mudanças separam os humanos atuais dos primeiros primatas. A seguir, você conhecerá 10 espécies que fizeram boas “contribuições” nessa jornada evolutiva:



10 – Sahelanthropus tchadensis (6 – 7 milhões de anos atrás)

Há cerca de 5,4 milhões de anos começou nossa separação em relação aos grandes primatas e muitos pesquisadores acreditam que o S. tchadensis seria o “elo inicial” deste processo. Em 2001, foi encontrado no Deserto de Djurab (República do Chade) um crânio fragmentado que supostamente era de um S. tchadensis e, ao analisar a parte do crânio que se conectava ao pescoço, imagina-se que o animal era bípede.
Contudo, há quem acredite que não se tratava de um elo evolutivo, pois a caixa craniana era menor (350 cm³) do que a dos chimpanzés (390 cm³). Outros argumentam que o crânio era distorcido demais para ser de uma espécie mais próxima dos humanos do que dos grandes primatas.


9 – Kenyanthropus platyops (3,5 milhões de anos atr
Foi encontrado no Lago Turkana (Quênia) em 1999 um crânio capaz de suportar um cérebro um pouco maior (400 cm³) que o dos chimpanzés, e com dentes que indicavam mastigação dos alimentos. Outra diferença do K. platyops era sua face mais achatada, possível sinal de adaptação a novos ambientes.ás)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ateísmo e questões filosóficas em uma breve conversa.


Quem não possui crença tem uma vida vazia? Quais são seus pontos de vista religiosos? Suas questões 
filosóficas? 

Veja um breve embate sobre dois pontos de vista diferentes entre um religioso e um ateu.


Meus gatos - love it, so much!


Amo muito gatos, gostaria de ter muitos mais rs


segunda-feira, 8 de abril de 2013

sábado, 6 de abril de 2013

Brinquedoteca


É no brincar que a criança aprende. Esta é uma atividade em que o indivíduo se entrega, e fica a meio caminho entre a magia e a realidade. Elas sabem exatamente onde se encontra a fronteira entre a imaginação e o real. E é neste momento que a criança cria! Isto se dá em vários momentos da brincadeira, além de se dar conta da sua própria existência, o "eu" (self), na experiência da "ilusão", por meio da vivência "onipotente". Ou seja, ela experimenta ser "Deus", e diferencia o ser "eu" do "não eu".

Este é um modelo de brinquedoteca, retirado do site novaescola.com.br.